Legislação Anotada Grátis

JurIndex3

Carla Jobling (Advogada) | Luís Figueira (Jurista)

 

CONSULTAS online Código do Trabalho Anotado | Legislação Anotada | NOVO CPTA 2015CIRE Anotado |  Legislação Administrativa

 

DATA: Segunda-feira, 29 de Junho de 1987

NÚMERO DO DR: 146/87 SÉRIE I

EMISSOR: Assembleia da República

DIPLOMA: Lei n.º 27/87

SUMÁRIO: Regula a alienação de participações maioritárias do sector público e alteração do capital social das empresas participadas pelo Estado

PÁGINAS DO DR: 2494 a 2494

Texto no DRE

Fontes relacionadas

 

TEXTO:

Lei 27/87, de 29 de Junho

Alienação de participações maioritárias do sector público e alteração do capital social das empresas participadas pelo Estado

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 164.º e do n.º 2 do artigo 169.º da Constituição, o seguinte:

 

Artigo 1.º

O disposto no n.º 1 do artigo 88.º da Lei n.º 49/86, de 31 de Dezembro - Orçamento do Estado para 1987 -, é aplicável apenas às alienações de participações do Estado e de quaisquer das instituições referidas nessa norma que, consideradas globalmente, sejam maioritárias e à alienação parcial de participações minoritárias quando dela resulte a perda de direitos que a lei ou os estatutos atribuam à participação minoritária percentual detida pelo sector público.

Art. 2.º - 1 - A transacção na bolsa dos títulos representativos das participações do sector público é equiparada, para os efeitos do regime a que se refere o n.º 1 do artigo 88.º da Lei n.º 49/86, de 31 de Dezembro, ao concurso público, com ressalva do disposto no número seguinte.

2 - As transacções que impliquem perda de posição maioritária do sector público devem ser objecto de concurso público.

Art. 3.º O artigo 88.º da Lei n.º 49/86, de 31 de Dezembro, não se aplica às entidades que hajam sido criadas por lei ou Decreto-Lei em que se estabeleça expressamente um regime específico de alienação de participações sociais.

Artigo 4.º

É revogada toda a legislação que contrarie o disposto na presente lei, incluindo a imposição da obrigatoriedade incondicional de alienação de participações.

Artigo 5.º

Nas alterações do capital social das empresas participadas pelo Estado, este manterá, no mínimo, a sua posição relativa em relação à totalidade do capital, de modo a defender os seus interesses patrimoniais.

Aprovada em 21 de Abril de 1987.

O Presidente da Assembleia da República, Fernando Monteiro do Amaral.

Promulgada em 2 de Junho de 1987.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendada em 10 de Junho de 1987.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.