Legislação Anotada Grátis

JurIndex3

Carla Jobling (Advogada) | Luís Figueira (Jurista)

 

CONSULTAS online Código do Trabalho Anotado | Legislação Anotada | NOVO CPTA 2015CIRE Anotado |  Legislação Administrativa

 

DATA: Quinta-feira 26 de Dezembro de 1974

NÚMERO DO DR: 299/74 SÉRIE I

EMISSOR: Ministério das Finanças

DIPLOMA: Decreto-Lei n.º 739/74

SUMÁRIO: Dá nova redacção ao n.º 3 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 126/74, de 30 de Março (designação de um representante junto da comissão executiva de cada programa autónomo desenvolvimento)

PÁGINAS DO DR: 1618 a 1619

Texto no DRE

Fontes relacionadas

 

TEXTO:

Decreto-Lei 739/74, de 26 de Dezembro

Está no pensamento do Governo, e isso se tem afirmado por mais de uma vez, a necessidade determinados serviços públicos deverem estar situados em localidades abrangidas pela zona geográfica coberta pelas actividades específicas daqueles serviços, descentralizando-se, assim, a Administração e tornando possível uma eficiente e rápida tomada decisões.

Nesta conformidade, as sedes das administrações dos programas autónomos desenvolvimento, previstas nos artigos 10.º e 21.º da Lei de Meios para 1974 e instituídas pelo Decreto-Lei n.º 126/74, de 30 de Março, irão situar-se em localidades abrangidas por aqueles programas.

Acontece, porém, que o n.º 3 do artigo 2.º daquele Decreto-Lei n.º 126/74 determina a existência de um representante do Tribunal de Contas junto da comissão executiva da administração de cada um dos referidos programas. Ora, quando se tratar de programas autónomos, cuja administração fique localizada fora de Lisboa, não se mostra viável fazer deslocar, com regularidade, um conselheiro do aludido Tribunal ou um funcionário superior da sua Direcção-Geral para tomar parte nas reuniões da comissão executiva e nelas exercer as funções que a Lei lhe comete.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional n.º 3/74, de 14 de Maio, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como Lei, o seguinte:

 

Artigo único. O n.º

3 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 126/74, de 30 de Março, passa a ter a seguinte redacção:

3. Junto da comissão executiva de cada programa autónomo haverá um representante do Tribunal de Contas, a designar pelo Ministro de entre os conselheiros do mesmo Tribunal ou funcionários superiores da sua Direcção-Geral, podendo ainda a designação recair no agente do Ministério Público da respectiva comarca quando as sedes das administrações se situem fora de Lisboa.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - Francisco Salgado Zenha - José da Silva Lopes - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 16 de Dezembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.